quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Poder de Jornalista... ativar!

Depois de um tempo sumida da blogosfera resolvi voltar pra comentar os últimos acontecimentos jornalísticos em Caruaru (PE).
Coloquei um 'preview' pra vocês nos posts abaixo, mas quero deixar registrado aqui a minha injustiça, o meu pesar e, principalmente, a minha indignação do que foi feito a mim e aos meus colegas exonerados no último dia 04.

Quando fui convidada pelo então Secretário de Comunicação, André Lubambo, para voltar a morar em Caruaru e fazer parte da gestão do prefeito José Queiroz fiquei um pouco apreensiva... o medo de voltar para o interior, refazer contatos profissionais e deixar amigos e trabalho na capital era grande.
Mas conversa daqui, proposta dalí... arrumei as malas e, em fevereiro de 2009, estava, definitivamente, na Capital do Agreste.
A Secretaria de Comunicação começou a funcionar sem estrutura nenhuma... mal tinhamos lugar para sentar... quem tinha notebook levava, quem não... tinha que esperar uma brechinha para usar o computador "lentium" que deixaram na sala de quatro lugares em que, junto com arquivos e baratas deixados pela gestão passada, 10 pessoas procuravam se organizar.
Mas ninguém reclamava... todos estavam alí porque acreditavam numa proposta de comunicação de verdade, com a certeza que em pouco tempo nós teríamos estrutura para um trabalho digno e profissional.
Quem visse a ideia da Secretaria de Comunicação de Caruaru no papel ficaria impressionado e entusiasmado com a logística do processo, sem contar, claro, o valor justo de salário que enchia os olhos (e o bolso!) de quem o iria receber e matava de 'invejinha' vários colegas, inclusive, da Capital.
A minha chegada a equipe gerou um pouco de expectativa entre os coleguinhas da cidade... afinal, eu vinha do Recife e era indicação de Lubambo. Fato que abriu e fechou algumas portas.
Meu jeito divertido de fazer 'follow up' e atender a imprensa fez com que eu fizesse logo bons amigos nos veiculos de comunicação... o que também não me livrou de alguns atropelos, claro. Eu não estava acostumada ao 'jeitinho caruaruense' de se fazer jornalismo e isso me levou a bater de frente com alguns colegas, tudo contornado depois com o tempo e a convivência.
Para encurtar a história...
Com a saída de Lubambo da Secretaria e a 'bandeira branca' do prefeito para que Rui Lira assumisse a Comunicação... a coisa mudou!
Desde que conheci Rui, o admirei pela sua inteligência e sabedoria política, além disso, ele foi de grande ajuda durante a crise na Secretaria de Saúde. Mas aquele ditado que diz "você conhece um homem dando poder a ele"... serviu perfeitamente bem neste caso.
O admirável senhor que ajudava durante a crise da saúde transformou-se da água para o vinho.
Pra começar, ele dizia que nós (os jornalistas que foram indicados por Lubambo) não éramos a equipe dele... Tanto pensou e fez... que contratou novos jornalistas, alguns, inclusive, queimados na imprensa caruaruense.
A equipe que era formada por oito profissionais de comunicação passou a ter 15. E os problemas começaram a surgir... desde o entendimento do verdadeiro papel de um assessor de comunicação até as fofocas entre colegas de trabalho.
Óbvio, que uma situação dessa não ia durar por muito tempo... até porque "os queridinhos da imprensa" eram os da equipe antiga, fato que favorecia a publicação de notas e material nos veículos de Caruaru e da Capital.
Com a notificação do Tribunal de Contas, começou um processo de enxugamento da máquina municipal... o atual secretário de comunicação aproveitou a deixa para colocar para fora quem ele acreditava 'prejudicar' o entendimento dele de assessoria de comunicação... ou seja, as principais assessoras da prefeitura.
Eu não participei da reunião de exoneração, pois estava de férias e com um problema familiar longe da cidade... fiquei sabendo da minha demissão através da imprensa e, pasmem, até agora (uma semana depois do ocorrido) ninguém de lá me ligou ou mandou email falando absolutamente nada.
O triste de tudo isso é ter acreditado num projeto que não saiu do papel... pensar que Caruaru está crescendo, mas que aos olhos de quem tem poder, a comunicação não passa de um "portal"...
Triste pelos meus colegas exonerados, triste pela imprensa sem notícias oficiais e mais triste ainda pela população que busca através dos veículos de comunicação uma resposta para as eternas promessas de campanha que não são levadas à sério.
Fica aqui o meu protesto e a certeza de que fiz um bom trabalho tanto para a imprensa quanto para os meus assessorados.
Termino este post/desabafo com um trecho de música que diz o seguinte:
"O tempo passa, o mundo gira, o mundo é uma bola..."
Acreditem... É mesmo!!!
A gente se encontra, muito em breve, pelas redações da vida!

19 comentários:

  1. Conceição
    Parabéns pelo ótimo serviço
    prestado a Destra.
    Lamentamentos muito a sua saída.
    abraços de neto e todos da equipe
    de educação da destra.

    ResponderExcluir
  2. Liga não!Infelizmente vc sabe que ñ será a última profissional competente, vitima do provinciano jornalismo pernambucano.
    Mulheres como vc são exemplo desde do inicio.Sabia que quando cruzei c vc naquele churrasco foi "admiração" a primeira vista?bj

    ResponderExcluir
  3. Lindo, preciso, bem escrito, realista o post que a @cecyricarte escreveu. Parabéns! Orgulho de ter vc como colega de profissão!

    ResponderExcluir
  4. É Ceça...episódio mais que lamentável, eu diriaa vergonhoso. Você, assim como Nanda e Jesi de fato mostraram o que é de fato ser um ASSESSOR, enquanto outros se portam como dificultadores...mas enfim, bons profissionais sempre têm espaço e você mais que isso tem competência, carisma...e como costumo dizer: Deus não te tiras as coisas, ele simplesmente te livra delas.

    ResponderExcluir
  5. Cecinha
    não se preocupe.
    você é profissional de verdade.
    e a prefeitura era pequena demais para o tamanho do seu talento. Conte comigo para o que precisar.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Cêça, você tem capacidade e personalidade para dar a volta por cima e conseguir algo melhor.

    Parabéns pelo trabalho que vc exerceu e por sua coragem em publicar este desabafo.

    Fico muito decepcionado com a atual administração que não tem administração e planejamento na contratação de seus servidores e age com o velho e conhecido vício dos gestores públicos: enche a máquina desordenadamente e depois (principalmente após eleições ou puxão de orelha dos tribunais) demitem em massa colocando pra fora gente capacitada.

    ResponderExcluir
  7. O melhor de tudo isso, Conceição
    é vocês saberem que a imprensa está
    do lado de vocês.
    Pode contar comigo.
    abraço

    ResponderExcluir
  8. Amiga, tá bem claro que na Prefeitura de Caruaru não tem NINGUÉM com conhecimento em Comunicação. Te preocupa não, que coisa melhor vai aparecer pra tu. Teu lugar não é ali, naquele porão cheio de baratas, fofocas, incompetência, pinduricalho político, e gente que se acha grande bosta pq tem um carguinho perto do prefeito. GRANDE BOSTA!!

    ResponderExcluir
  9. É meu bem... digo novamente quem perdeu foi ASCOM e depois desse episodio realmente nada mais me surpreende em Caruaru. E um mundo gira mesmooo, nem tenha duvida disso! um xero

    ResponderExcluir
  10. Ceça, pelos comentários, percebi que todos entenderam bem o seu texto. Mas o que dizer de alguém que lê este belo texto e imagina tudo o que viveu? É o meu caso... Confesso que até fiquei um pouco emocionado, especialmente com a primeira parte, quando fala da falta de estrutura e do começo de tudo. Da nossa sala pequena. A sala era pequena, diferente da nossa empolgação, que era grande demais. Empolgação que dava muito resultado. Sem exageros, em determinados momentos, abdicamos até da nossa vida pessoal em prol da comunicação. O que dizer das nossas contas de telefone? E o combustível do carro? Estrutura era zero. No meu caso, o que falar do São João 2009? A comunicação de uma festa como aquela sem estrutura nenhuma, só com esforço, muito esforço, criatividade para superação, e boa vontade. O pior é ver um ano depois no São João uma empresa ser contratada por sei lá quanto e realizar um monte de trapalhadas. Quem deveria não entende de comunicação do século XXI, muito menos do que estamos falando aqui, do que vivemos e dos nossos resultados. Fez exatamente 1 ano que deixei a Secretaria de Comunicação, sempre na torcida para que as coisas melhorassem. Depois de tudo ainda recebo comentários anônimos no blog de pessoas dizendo que as notas sobre a extinção da Secom são despeito, porque gostaria de estar na prefeitura. Será??? Sem comentários. Ceça, a Prefeitura serviu como aprendizado e pelas amizades que fizemos. Triste fim.

    ResponderExcluir
  11. Ceça você é um exemplo de profissional.
    Não se deixe abater por essa história não... tenho certeza que já está chuvendo propostas pra vc voltar aqui pra Recife.
    Vemmm, gataaa!
    Te esperamos de braços abertos
    hihihihi
    beijão

    ResponderExcluir
  12. so uma dúvida..."Da agua pro vinho" nesse caso, foi do vinho parta agua, ¿nao?
    Enfim...fico grata por verbalizar aqui nosso desabafo, meu, seu de quem nao habita a blogsfera e enfim...Helinho definiu bem o que sentimos quando lemos esse texto. Sinto pena da populacao pq o dinheirp do IPTU agora é investido num servi´co de assessoria da imagem de um politico e nao como um servico publico, direito de todo e qualquer cidadao. Quer saber??? Dinheiro nenhum paga a ética e o prazer de se fazer o que gosta, bola pra frente que o mundo gira e tem um mundo de propostas chovendo pra quem é profissional. beijos e sucesso pra nós, sempre! O futuro nao é ali, deixamos aquele espa´co para as baratas, que ja eram as donas do espa´co. bjos

    ResponderExcluir
  13. Ceçaaa, é como disse aquele jornalista que pediu demissão ao vivo "Fique com seu emprego, que eu fico com a minha ética". já disse a vc e a Nanda que isso foi uma situação que ninguém com a compatencia de vcs deveriam passar...e ainda mais deixando no lugar de verdadeiras assessoras, pessoas que se não tivessem esse emprego, nenhum outro veiculo de comunicação em caruaru aceitaria...enfim..nosresta lamentar e te desejar sorte!

    ResponderExcluir
  14. É muito triste perceber que ainda existem pessoas que se utilizam do poder(efêmero)para fazer patrulhamento, "monitoração" (palavra da moda, ou qualquer outro tipo de perseguição à imprensa. Nosso mercado já é tão restrito.
    Com esse tipo de comportamento vemos que nada mudará. Serão sempre os mesmos, enquanto nem nós, que somos a classe que sofre na pele, nos mobilizamos para que seja mudada essa "ordem social" estabelecida pelos que detém o poder das concessões dos veículos de comunicação.
    Adorei sua informação, Conceição! Além da denúncia de uma grande covardia, você mostrou que é uma pessoa de coragem, uma profissional que não fica em cima do muro. Isso é maravilhoso! Já coloquei seu link no meu TT (@titajornalista) e no meu FaceBook.
    Vamos espalhar essa informação e mostrar a cara de quem usa máscara!
    bjus e boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  15. Remeto este episódio à uma manchete que o jornalista Mário Flávio usou: "Demissões na Secom: um retrocesso na comunicação". Tenho certeza que isso aconteceu porque a política jornalísitica que o atual coordenador de comunicação, Rui Lira, quer aplicar é aquela nada imparcial.

    Durante esse tempo de atuação na imprensa, e nas conversas com os profissionais da Prefeitura de Caruaru, percebi que houve uma guerra entre os assessores que lutavam por relises imparciais contra aqueles que defendiam o contrário.

    Com as demissões, ficaram apenas os "Liretes", como são chamados. Preparem-se, jornalistas. Aí vem um bando de relises oportunistas e parciais. Tomem conta de apurá-los bem!

    #Ficaadica

    ResponderExcluir
  16. Wolney continua com emprego.

    ResponderExcluir
  17. Você já é uma vitoriosa, Conceição.
    Acredite nisso e siga em frente.
    beijão
    Sandra

    ResponderExcluir