terça-feira, 1 de março de 2011

Esperança na Comunicação de Caruaru



Na última sexta-feira quando soube de mais uma dança das cadeiras na Prefeitura de Caruaru vibrei e fiquei feliz como há tempos não ficava. Não faço mais parte da Secretaria de Comunicação daquele lugar, mas como estou do outro lado do balcão (leia-se: imprensa) e preciso de informações precisas e rápidas fiquei aliviada em saber que um grande jornalista estava vindo do Recife assumir o papel de secretário de comunicação da prefeitura da cidade.

Anunciado, oficialmente, nesta segunda-feira, o jornalista Aquiles Lopes assumiu a secretaria mais comentada e problemática da cidade. Não me refiro aqui a problemas como os enfrentados pela secretaria de saúde, educação ou a destra, mas quem precisa das fontes oficiais da Prefeitura sabe bem do que estou falando. Aliás, como voltei para Caruaru para integrar a primeira equipe da Secretaria de Comunicação posso falar com propriedade sobre o assunto... principalmente sobre o que era esperado e não aconteceu a secretaria.

Aquiles, que já cruzou pela minha vida profissional em outros carnavais, chega à cidade como um fio de esperança para salvar o que restou da Comunicação (restou alguma coisa?! Cri-cri-cri...). Não será uma tarefa fácil, afinal, ele terá que aprender a lidar com a cultura caruaruense de comunicação... a teoria nem sempre é igual a prática e todo aquele processo que eu já comentei aqui em posts anteriores que eu ‘sofri’ quando cheguei na cidade ele vai passar agora.

Experiência e boa vontade para mudar ele tem de sobra... espero que as barreiras políticas não o impeçam de realizar um bom trabalho. Eu tenho muita esperança que as coisas agora comecem a funcionar como deveria ter sido desde que José Queiroz assumiu a prefeitura. Uma sacudida na comunicação e uma limpeza para tirar o que não faz diferença alguma (apenas o gasto do $$ público, mas isso não vem ao caso, no momento...) é o que àquela secretaria precisa para poder caminhar e fazer o trabalho que realmente precisa ser feito.

Sem demagogia, devido a pensamentos anteriores em relação ao que restou da secretaria de comunicação, fica aqui registrada a minha esperança e o meu desejo de boa sorte ao secretário Aquiles Lopes. Olho vivo, cabeça fria e expertise para tirar de letra esta oportunidade profissional.

A imprensa de Caruaru agradece!

16 comentários:

  1. Boa Sorte, Aquiles!
    Te espero aqui em Recife
    para o chopp de sempre.
    Iara

    ResponderExcluir
  2. A imprensa de Caruaru agradece mesmo e tem esperança de dias melhores.

    ResponderExcluir
  3. Caruaru merece um jornalista de verdade a frente da Secretaria de Comunicação.
    beijos, Ceiça!

    ResponderExcluir
  4. Muito sucesso nessa nova jornada, Aquiles.
    Abraço!

    Miguel

    ResponderExcluir
  5. Eita, agora os jornais vão precisar instalar escritórios e contratar jornalistas em Caruaru...Sucesso, meu caro.

    ResponderExcluir
  6. Esperamos, como imprensa, que o novo secretário não caia nas armadilhas políticas tradicionais de Caruaru e execute um ótimo trabalho na cidade.

    ResponderExcluir
  7. Desejo a ele sorte, jogo de cinturae muita paciência para lidar com dinossauros da comunicação, pseudo-formadores de opinião bairristas e principalmente, que saiba lidar com a influência política no serviço dele.

    Toda a imprensa esperançosa e com grandes expectativas para sair dessa crise de "relacionamento".

    ResponderExcluir
  8. Não convivi diretamente com o antigo secretário de comunicação, mas sei de todas as histórias ruins.
    Então, só desse novo secretário aí ser jornalista já ajuda muito.
    Boa sorte, cara.

    ResponderExcluir
  9. Fiquei feliz com a novidade!
    Caruaru merece ter de volta uma Secretaria de Comunicação. Uma cidade com este porte não pode continuar refén do "coronelismo camuflado". Tortura nunca mais!
    Boa Sorte Achilles!
    Bjs Ceça!

    ResponderExcluir
  10. Tortura nunca mais....
    disse tudo, Jesiane!!!

    ResponderExcluir
  11. Acho um desrespeito desqualificar os colegas q compõe a Secretaria de Comunicação. Dizer que não existia e a agora vai existir comunicação,não é verdade. Tem pessoas lá dentro que tem um bom relacionamento com a imprensa e sabe ser assessor de imprensa
    Abraços
    Amigo da Imprensa

    ResponderExcluir
  12. Quem precisa das fontes oficiais de prefeitura sabe bem do que estou falando 'Amigo da Imprensa'.
    Talvez um ou dois seja bom do que restou da equipe...e só ficou bom pq em comparação ao todo torna-se excelente e tem um pouco de noção de como deveria ser o trabalho.
    E eu não acho desrespeito não.
    Até pq mais desrespeitados do que meus colegas exonerados e eu fomos...não existe.
    Agora faça feito a gente.
    Assine. Aqui é um blog livre!

    ResponderExcluir
  13. Realmente, concordo com a colega Conceição Ricarte, em alguns aspectos, e concordo com o 'amigo da imprensa' em outro ponto. E essa notícia postada pela colega de profissão, deixa bem claro também, nas chamadas entrelinhas que Caruaru não têm Jornalista de nada, existe um grupinho de entendedores de comunicação, essa nova geração de 'pseudo jornalistas' acham que sabem de tudo, aqui em Caruaru a verdade é que todos da imprensa são um bando de preguiçosos e puxa-sacos, basta chegar um forasteiro para aparecer uns imbecis e puxar o saco dele. Será que em Caruaru não existe jornalista? sim existe, mas para um mercado de merda que é a profissão de jornalista (merda pura) nesta cidade, infelizmente acabamos de ler textos que denegrirem a imagem do profissional de jornalismo dessa cidade e ainda aparece um bando de burros elogiando o texto da Conceição Ricarte. Incrível a burrice desses jornalistas, eita errei, 'pseudo jornalistas.

    ResponderExcluir
  14. Retificando, não são todos os jornalistas, em média, digo que 75 a 80 por cento são assim, e os que sobram, podemos chamar de dinossauros da comunicação, são os que escapam. Tem gente nova que se formou agora em 2010 e rezo para eles não entrarem nessa onda de ‘blogagem furreca’. Notícias é o que interessa.

    ResponderExcluir
  15. Para não deixar escapar, podem me enviar e-mails ok, me adicionem no orkut, facebook, twitter

    Silvio Sores Neto - Jornalista ao dispor de todos :D

    ResponderExcluir
  16. Lamentável, porém aceito os seus comentários, caro Sílvio Soares.
    É uma pena que você não entenda o que realmente está nas entrelinhas do meu texto.
    Em Caruaru tem jornalistas bons, sim.
    Não estudei aqui, mas sei da capacidade de algumas pessoas e do esforço de alguns profissionais da Favip, mas a questão não é essa.
    E, sinceramente, o meu blog não é um espaço pra ofensas e trocas de farpas nos comentários não.
    Obrigada.

    ResponderExcluir