terça-feira, 10 de novembro de 2009

Assessores de Imprensa x Jornalistas

Esta é uma discussão ridícula.
Assim como a briga de egos medíocres entre Caruaru e Campina Grande durante o São João.
Não importa o lado do balcão que você está. Afinal, tudo é jornalismo.
O trabalho deve ser bem feito, com ética.
Os dois lados trabalham com a mesma moeda: a informação.
E esta deve ser confiável e levantada com rigor e primor.

"Na verdade, o assessor é um jornalista, bem como o jornalista muitas vezes pode vir a ser um assessor. Essa compreensão está cada vez mais nítida entre os jornalistas de redação, que muitas vezes se utilizam dos textos enviados pelos colegas de assessoria para alimentar e dar mais credibilidade, sustentabilidade e entusiasmo ao texto que será lido pelo público.
Mas, por que o assessor de imprensa é um jornalista? Por numerosos motivos. O primeiro e o mais básico deles é que ambos os profissionais executam o mesmo trabalho (textos, entrevistas e conferência de fontes, entre outros) e, portanto, seria um absurdo afirmar que as funções exercidas por ambos são antagônicas. O segundo motivo é que eles são aconselhados a imprimir a seus textos determinada visão, embora, em algumas vezes, discordem dela. É claro que há exceções, e quando digo exceções quero ressaltar que são válidas para os dois lados".


A frase acima é um fragmento do texto de Rodrigo Capella, do Observatório da Imprensa... e ele me fez refletir onde vamos parar com essa luta de egos.
Às vezes, é complicado fazer os nossos coleguinhas de redação entenderem o nosso trabalho...

2 comentários:

  1. Na realidade, quem está do lado dos veículos sempre tem o ego bastante elevado.
    Grande bosta...no fundo é tudo jornalista mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Minha assessora de comunicação, quero sim escolher cantores de Caruaru pq levar os daqui é muito custo. Mas só conheço a alternativa...
    Manda uma luz pro meu email...
    bjos e obrigada !

    ResponderExcluir