segunda-feira, 4 de abril de 2011

Jornalista demitida por causa do Twitter



E na semana em que se comemora o Dia Nacional do Jornalista (7 de abril)amanhecemos o dia com a história da jornalista, Carol Rocha, que foi demitida da Folha de S. Paulo por causa da conversa com um outro repórter no Twitter. Isso mesmo... a ferramenta dos 140 caracteres passando a ser vigiada por superiores e virando motivo de demissão...

Aí eu pergunto... Cadê a tão falada liberdade de imprensa??? E vou até um pouco mais além... cadê a nossa liberdade de expressão??? Aquela historinha que está na Constituição Federal que assegura o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos... é tudo balela???

Antes de sermos jornalistas...somos cidadãos, num é isso?! Eu fico muito indignada com este tipo de situação... isso só nos mostra que o mundo ainda não está preparado para o volume de informação que temos jogados a cada segundo nas redes sociais, ou melhor, não só nelas, mas na internet com um todo.

Falo isso, com a 'experiência' de quem tinha o twitter monitorado e clipado para o chefe em algum lugar do meu passado. E, definitivamente, viver sobre este tipo de policiamento não é nada legal.

Para conferir a história completa da Carol Rocha vocês podem acessar diretamente o blog dela é só clicar aqui!

Vale uma reflexão mais profunda sobre o assunto nas redações e faculdades de comunicação.
#Ficaadica

10 comentários:

  1. E assim segue a imprensa brasileira, falando dos seus direitos para não ter de falar dos seus deveres.

    ResponderExcluir
  2. Assunto lamentável e para ser discutido em sala de aula, sim.
    beijos
    Sarah

    ResponderExcluir
  3. Escrevo aqui o mesmo que falei lá no da carol:
    A ombudsman da Folha disse "Imagina se todo jornalista resolvesse colocar na rede os erros de colegas e desafetos". Sinceramente, acho que seria ótimo se todo o jornalista fizesse isso, assim toda essa hipocrisia ia ser escancarada e talvez isso fizesse os leitores pensarem ao invés de acreditar piamente em tudo que os grandes jornais e revistas publicam, que muitas vezes são 'falsas verdades'.
    O mais engraçado foi ela dizer que o jornalista tem que se controlar, resumindo, ele não pode expor a opinião que tem. Em certos pontos concordo, mas se fosse para ser algo tão 'engessado' assim, então o papel dos colunistas que dão a opinião deles semanalmente ou mensalmente seria hipócrita.
    E não sei se você teve essa impressão, mas será que ela tentou te 'ameaçar' quando escreveu "Vc gostaria que eu publicasse a sua mensagem no blog da crítica amanhã? A ideia é que ele sirva para discussões internas mesmo."?
    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Imagina só os jornalistas aqui de Caruaru com essa liberdade toda pra falar no twitter??????????
    já falam merd* que só imaginem se tivesse isso aqui.
    ia ser tanta gente demitida

    Sávio

    ResponderExcluir
  5. Na semana passada, em uma reunião da qual participei em uma empresa de comunicação pernambucana, o chefe disse que tinha muito jornalista que usava o Twitter para conversar o que ele chamou de "besteiras". Segunda essa pessoa, o interessante mesmo é usar essa rede social como fonte de informação e de divulgação para os interesses do veículo no qual esse jornalista em questão trabalha. Mas peraí? As pessoas que escolheram essa profissão se resumem apenas a profissionais? Será que elas não têm sentimentos nem vontade própria, e bem como todas as outras pessoas normais, falam sobre coisas banais e cotidianas, que são rotuladas como "besteiras"? Onde ficam as opiniões dessas pessoas? Os sentimentos em relação ao que elas veem e ouvem? As diferenças? Cada dia que passa me sinto mais desmotivada por ser jornalista e ter que ler tristes histórias como a da jornalista Carol. É como se tudo o que aprendi na faculdade fosse inútil. O jornalismo perde o sentido e transforma-se numa indústria de fabricação de fatos em larga escala, e deixa o principal motivo de sua existência de lado: O de falar para as pessoas, fazê-las pensar, valorizar a cultura e as diferenças... E, como disse um sábio comentário no blog da jornalista Carol Rocha, ela não foi a primeira e nem será a última...

    ResponderExcluir
  6. Valeu,
    Acho mesmo que a sociedade não está preparada para a o volume de informação e perde a oportunidade de utilizar as redes sociais em seu favor. Acho também que um jornalista com caráter e responsabilidade tem que lutar para exercer sua liberdade como profissional e como cidadão. Bota a boca no mundo mesmo Ceiça. Apoiadíssima!

    ResponderExcluir
  7. Eu queria ver um twitter do wagner gil.

    hahahahahahahhahahahahah

    ResponderExcluir
  8. Pergunto aos sábios jornalistas "para que serve as Redes Sociais?" se me derem uma resposta concreta, mandem para o meu e-mail ss.soaresneto@gmail.com, e agradeço. Mas de antemão vamos abrir uma discussão sobre a demissão de uma de nossas colegas de profissão.
    O Brasileiro é o único que gasta o maior tempo de sua vida defronte ao micro, fazendo o que? postando informações em redes sociais. ÓTIMO, isso é legal, até identificar o tipo de conteúdo, que realmente é uma m#$%$#, esses jornalistas que nos dão o conceito de Liberdade de Imprensa, parece que perdeu essa cadeira na faculdade, ou não leu as entrelinhas da Constituição Federal, resumindo, o profissional de comunicação passa a ter duas identidades, uma o "desbocado" que se diz "formador de opinião" e a outra é o subordinado "o pião de redação", no segundo caso, a opinião que prevalece é a do DONO DO JORNAL, então vamos deixar de hipocrisia nessa profissão de me##$%$#. Se vocês jornalistas querem expressar o que pensam então ABRAM SEUS PRÓPRIOS JORNAIS.

    ResponderExcluir
  9. Esse Silvio Soares que sempre comenta aqui surgiu de onde? pq ele critica todo mundo, fala mal de todo mundo pra ele não existe um jornalista bom?
    se ele é tão bom pq não está em nenhum veículo ou assessoria e pq ngn conhece ele?
    Duvido até que esse seja o verdadeiro nome dele.
    E Ceça sinceramente também não sei pq tu publica os comentários dele aqui no teu blog.
    Vc tem a opção de não aceitar todas essas críticas que ele faz a todo mundo.
    abraços
    um bom amigo

    ResponderExcluir
  10. meu caro "Um bom amigo" diferente de você eu me identifico, e outra, não preciso me expor para ninguém, mesmo sendo um jornalista, meus trabalhos estão espalhados pelo nosso Brasil, e os seus?. Por isso que quando jornalistas são criticados, parece que se mexe numa ferida. A colega Ceça tem todo o direito de não publicar minhas críticas, mas eu me identifico sempre. Bota a cara ai pra ver o que muda.

    ResponderExcluir